Atlas

Mais uma IA muito louca

Spoilers Leves
Por Hanz Chucrute
03/06/2024
Filme de 2024 dirigido por Brad Peyton. O filme tem no elenco Jennifer Lopez (Atlas Shepherd), Simu Liu (Harlan Shepherd), Sterling K. Brown (Elias Banks), Abraham Popoola (Casca Decius), Mark Strong (Jake Boothe) e outros.

Atlas retrata um futuro pós ameaça global causada por quem? Claro, uma IA rebelde! O tema explorado em 2001 - Uma Odisseia no Espaço, Blade Runner, Exterminador do Futuro, Eu Robô, Matrix Vingadores 2, Missão Impossível - Acerto de Contas ganha mais um integrante na lista - e com direito a alguns clichês do gênero. Atlas se promove mais pelo timing, que não poderia ser melhor, visto a expansão e popularização na internet das inteligências artificiais utilizadas na criação e manipulação de imagens, interpretação de textos e automação residencial, entre outras tantas utilidades.

Atlas, personagem que dá nome ao filme e interpretada por Jennifer Lopez é uma analista de dados genial, mas um tanto frustrada com sua vida fundamentalmente alimentada por um profundo ressentimento pessoal com as máquinas. Depois de anos de busca o governo finalmente tem uma chance de encontrar Harlan, o androide encapetado que acabou se rebelando contra a humanidade e fugiu da terra depois de uma guerra que tirou a vida de milhões de pessoas. A responsável por rastreá-lo é ninguém mais e ninguém menos do que ela, Atlas. O filme é composto de diversas obviedades que poderíamos esperar: humanos desprezando a superioridade lógica e física das máquinas, Atlas devendo superar sua desconfiança das máquinas tendo que confiar em uma nova máquina depois de passar por diversos perrengues, a revelação do passado de Harlan e Atlas etc, etc, etc.

O ponto é que Atlas não traz nenhum grande mistério, discussão ética ou qualquer abordagem inovadora ou interessante que possa trazer uma qualidade que torne o filme destacado perante outros do gênero da ficção científica ou mesmo de aventura. Ainda que a jornada da personagem de Jennifer Lopez seja razoavelmente bem desenhada, considerando que ela teve um desenvolvimento e uma finalização, também não há nada de diferente do que tenhamos visto em outros filmes bem mais interessantes. E para completar a IA vilã do filme é representada tão genericamente que chega a parecer um ser humano com super poderes que se acha superior a tudo e todos salvando a humanidade de si mesma.

No fim das contas Atlas é uma ficção científica bem "mais ou menos"... Se você for assisti-la faça isso em um fim de semana em que você não tenha absolutamente nada para fazer e queira ter uma distração absolutamente leve e sem grandes expectativas.

Leia Também