Invasão Secreta

Nick Fury nerfado e ninguém se importa

Spoilers Médios
Por Hanz Chucrute
29/04/2024
Série de 2023 em seis episódios com Samuel L. Jackson (Nick Fury), Kingsley Ben-Adir (Gravik), Emilia Clarke (G'iah), Cobie Smulders (Maria Hill), Ben Mendelsohn (Talos), Olivia Colman (Sonya Falsworth), Don Cheadle (Rhodes).

Invasão Secreta é a continuação do arco dos skrull e Nick Fury começada em Capitã Marvel (2019) no planeta terra. Enquanto aguardam o cumprimento da promessa de Fury e a ajuda de Carol Denvers para encontrar um novo lar, os meta morfos skrull vivem incógnitos entre os humanos. Com o passar do tempo e sem o mínimo indício de que a "terra prometida" vá ser encontrada, os skrull passam de uma postura passiva para agressiva. O plano é eliminar a humanidade e tomar o planeta terra para si, quem deverá tomar a frente desta iniciativa é Gravik, um skrull revolucionário meio revoltadinho que vai, na base da força e imposição pelo medo, tomar a posição estratégica de General Skrull. Gravik tem como grande vantagem o fato de seus aliados estarem misturados de maneira quase incógnita na humanidade em posições estratégicas de grande poder. E eu digo "quase" incógnita porque existem alguns agentes que sabem da existência skrull e de que há algo fora do normal acontecendo.

Quando falamos de Nick Fury, alienígenas capazes de se disfarçar como humanos e de uma conspiração de destruição da humanidade, a nossa expectiva se eleva para que tenhamos uma grande série com um clima tenso de espionagem, aonde ninguém saberia ao certo em quem confiar e um clima de incerteza com a resolução de situações intrincadas. Contudo, Guerras Secretas fica só na expectativa. Nick Fury, que praticamente abandonou os skrull, decidiu se dedicar ao projeto SWORD e, literalmente, foi para o espaço tomar banho de sol... Alertado das consequências de sua negligência e se sentindo culpado, ele retorna para a terra para recolocar as coisas em seu devido lugar. O porém é que Fury não é mais o mesmo, o personagem passou por um processo de bundamolização - como outros da Disney. A trama explora o fato de Fury estar superado, cansado e sem credibilidade. Agora ele tem poucos recursos e os únicos que continuam acreditando nele são a agente Maria Hill e o skrull Talos. A série toda praticamente se dedica a mostrar o ex badass se esforçando para conter Gravik e alertar o governo americano da ameaça. Quando finalmente ele elabora um plano final ele é digno de um sonoro "Que porra é essa, Nick?" seguido de um suspiro profundo de tristeza. O fato é que a série passa longe do clima de espionagem, tensão e se aproxima muito do tédio. Não podemos nem dizer que a série despenca ao longo dos capítulos porque ela nunca decola. Muitas das soluções e execuções da série são óbvias e o final, acreditem, opta por uma solução pior do que óbvia. E o que poderia ser pior do que uma solução óbvia? É uma solução porca que muito provavelmente vai ser futuramente ignorada, varrida para debaixo do tapete no contexto do MCU.

Os fatos determinados em Invasão Secreta provavelmente terão consequência mínima ou até mesmo nula nas próximas obras do MCU - ou então não deverão ser abordados tão cedo. Personagens que ao longo da jornada não se desenvolvem e/ou que ninguém se importa, aliada ao fato de que a série é uma adaptação muito empobrecida da épica invasão skrull nos quadrinhos me faz concluir que ver ou não ver Invasão Secreta não fará diferença alguma para os fãs da Marvel. Eu recomendo ver Invasão Secreta somente e somente se você é do tipo de fã hardcore que quer ver absolutamente tudo do MCU e que não alimenta muita expectativa sobre a série ou não tem medo de se decepcionar.


Leia Também